30 abr

Renovar visto australiano: Como funciona a renovação e quanto tempo posso ficar no país?

Austrália, Sem categoria, Vistos 6 Responses

Alguns dias atrás eu fui procurado por uma família que estava desesperada. A filha do casal, que estava fazendo High School no exterior, esqueceu de fazer os processos de renovação da estadia no país e encontrava-se agora “indocumentada” (é um termo mais solidário que gostamos de utilizar para tratar de pessoas em situação de ilegalidade). Felizmente, ficamos sabendo do caso a tempo de tomar medidas perante a imigração (restauração de status) e agora a situação dela já está legalizada no país. (Renovar visto australiano)

 

Por Thiago Oliveira, CEO da Globalvisa Assessoria Internacional

 

Neste caso, conseguimos fazer com que desse certo. Mas imaginem o tamanho dos problemas que esta adolescente poderia ter caso fosse abordada pela imigração? Os riscos de prisão e deportação são muito grandes, sem contar que a pessoa costuma ficar maculada pela vida inteira e ter dificuldade para tirar visto para qualquer país. E o motivo de estar relatando isto é justamente evitar que mais pessoas se prejudiquem por não saber os critérios de renovação e o período de permanência autorizada em cada país.

 

Quanto tempo posso ficar na Austrália?

A resposta a esta pergunta vai variar de acordo com o tipo de visto e o tipo de programa que você esteja realizando. Muita gente se confunde pelo fato do visto de visitante valer por 1 ano, pensando que pode permanecer este tempo todo no país. Não é verdade. Quem vai viajar para a Austrália a turismo, negócios ou estudos por até 90 dias, costuma obter o padrão de permanência máxima autorizada de 3 meses no país em um período de 6 meses. Isto quer dizer que, caso você vá e passe três meses direto agora, na teoria precisaria aguardar mais três meses até retornar ao país. Este critério também se aplica às pessoas cidadãs de países que solicitam a autorização de viagem (eTA) para ir à Austrália (lembrando novamente que cidadãos brasileiros NÃO fazem parte desta categoria e que brasileiro precisa de visto para a Austrália).

Já para quem vai a estudar na Austrália, os critérios são bem diferentes. Nestes casos, o período de permanência autorizado depende da duração do curso e da disponibilidade do seguro obrigatório para todo o período adicional. A escala funciona assim: quem vai estudar por menos de 10 meses na Austrália pode permanecer por mais 1 mês no país após o término do curso, quem vai estudar por mais de 10 meses ganha um benefício maior de 2 meses após o término do curso e, na melhor opção de todas, quem fará um curso na Austrália que ocupa o ano letivo completo (iniciando em janeiro ou fevereiro e terminando em novembro ou dezembro) ganha a possibilidade de permanecer até o dia 31 de março do ano seguinte!

Imagine poder fazer um mochilão na Austrália de mais de 4 meses após seu programa de estudos! Isso é um benefício muito grande do visto australiano em relação a outros vistos, que pouquíssimas pessoas têm conhecimento e acabam deixando de usufruir, pois, para ter este direito, a pessoa deve solicitar o visto já com o seguro de saúde obrigatório (OSHC) contemplando todo o período da viagem (inclusive este período adicional). O visto nunca valerá por mais tempo que seu OSHC na Austrália, portanto, muita gente acaba perdendo esta grande oportunidade por desconhecimento. Vale lembrar que menores de idade também precisam de um documento de bem estar chamado “Welfare Letter” que cubra todo o período de estadia na Austrália, senão também perdem este direito.

É também importante lembrar que, apesar da imigração trabalhar com estes critérios de permanência, quem define mesmo o período autorizado de sua estadia é o Oficial de Fronteira na entrada do país, podendo, inclusive, recusar sua entrada (como aconteceu recentemente com uma jovem nos Estados Unidos). O importante é sempre seguir o planejamento e ir com orientação de especialistas para não ter surpresas desagradáveis em nenhuma fronteira.

 

E quanto à renovação de visto australiano? Quais os casos que permitem?

Renovar o visto na Austrália não é algo muito complicado, apesar de que algumas categorias não possuem permissão para fazê-lo. Quem solicita um Visto de Estudante australiano ou um Visto de Trabalho australiano pode renovar desde que tenha um novo programa que se aplique ao tipo de visto solicitado e a capacidade de comprovação de renda suficiente e vínculos com o país de origem. A renovação neste caso é simples mas deve ser solicitada com antecedência e com atenção para não haver nada errado e colocar todo seu planejamento de viagem a perder.

Já quem está no país com o visto de visitante ou com uma autorização de viagem (eTA) não tem esta possibilidade e, caso queiram permanecer no país, precisam solicitar uma mudança de status para outro tipo de visto, que é um processo bem mais complexo que a renovação e que não recomendamos que seja feito (pois macula você perante a imigração como alguém que não cumpre o planejamento combinado previamente com o Consulado na hora de solicitar o visto). Na dúvida, entre sempre em contato com nosso time de especialistas antes de solicitar qualquer visto!

 

Quer tirar o seu visto com facilidade, agilidade e segurança? A Globalvisa é líder em aprovação de vistos australianos no Brasil, e tem sua matriz localizada justamente em Brasília, onde fica a Embaixada australiana. Entre em contato com nossa equipe, pois teremos o maior prazer em atender você!

Tire seu visto australiano


16 Comentários

  1. Rosenilda Ap Ramos

    7 07UTC setembro 07UTC 2016 at 11:05

    É possivel renovar o visto pelo periodo de 5 anos para permanecer na Australia?

    Responder
    • globalvisa

      10 10UTC setembro 10UTC 2016 at 13:25

      Bom dia, Sra. Rosenilda. Obrigado por sua dúvida.

      A possibilidade de renovação e o período está vinculado ao tipo de estudo que você realizará. Não é muito comum a emissão de vistos com esta duração, portanto, vale a pena entrar em contato com nosso time de especialistas em uma de nossas unidades para pensar conjuntamente uma boa solução.

      Tenha um excelente final de semana!

      Responder
  2. Jéssica

    21 21UTC setembro 21UTC 2016 at 15:35

    Olá.

    Como funciona a comprovação de renda na renovação do visto? Por exemplo, se eu renovar por 1 ano tenho que comprovar 1160 AUD para cada mês (14 no caso, 12 de estudos + 1 de férias)?

    Obrigada!

    Responder
    • globalvisa

      28 28UTC setembro 28UTC 2016 at 20:51

      Boa tarde, Sra. Jéssica.

      Seria possível entrar em contato com uma de nossas unidades ou informar telefone e e-mail para que nosso time de especialistas entre em contato com a senhora e lhe explique esta questão mais a fundo?

      Tenha um excelente dia!

      Responder
  3. Fernanda

    10 10UTC outubro 10UTC 2016 at 09:14

    Boa tarde! Estou na Australia como estudante e meu marido esta de dependente no meu visto. Quero renovar meu visto por mais um ano para continuar o curso que estou fazendo. Para vir pra ca nossos pais foram nossos “financiadores” mas nos sustentamos aqui com nosso salário australiano. Queria saber qual a documentaçao que tenho que apresentar para pedir a renovação. Li no site da embaixada que temos que ter vinculo com o pais de origem, mas nao temos nada em nosso nome no Brasil. O que tinhamoz era o carro mas não temos mais. Isso pode dificultar o processo? Obrigada!

    Responder
    • globalvisa

      11 11UTC outubro 11UTC 2016 at 17:29

      Bom dia, Sra Fernanda.

      Nossa equipe de especialistas em Austrália entrará em contato com a senhora por e-mail.

      Tenha um excelente feriado!

      Responder

Escreva uma resposta ou um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Dependente visto aust… 30 30UTC abril 30UTC 2016 Documentos visto aust… 30 30UTC abril 30UTC 2016