28 dez

Visto americano: Imigração pode pedir mídias sociais.

Notícias Institucionais, Visto Americano, Vistos No Response

Além do visto americano, o oficial de imigração poderá pedir seu Facebook, Twitter e outras contas de mídia social nos formulários de visto e no controle de fronteira.

O governo dos EUA está propondo que contas de mídias sociais façam parte do processo de tirar visto americano.

A alteração proposta pela agência de imigração dos Estados Unidos acrescentaria uma linha nos formulários de solicitação de alguns tipos de visto americano. Nós brasileiros não nos enquadramos nestas condições ainda, mas é provável que ela se estenda para outros formulários. Cidadãos de 32 países se encaixam nestas novas regas. A pergunta foi adicionada tanto ao Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) quanto aos Formulários I-94W.

“Por favor, informe as informações associadas a plataforma/nome em mídia social”.

 

A informação será opcional, mas a alteração proposta publicada pelo Registro Federal dos Estados Unidos afirma que “a coleta de dados de mídias sociais aumentará o processo de investigação existente e proporcionará ao Departamento de Segurança Interna (DHS) maior clareza e visibilidade para possíveis atividades nefastas e fornecendo um conjunto de ferramentas adicionais que analistas e investigadores podem usar para melhor analisar e investigar o caso “.

A proposta está atualmente sob consulta, com o governo dos EUA recebendo comentários até 22 de agosto de 2017.

 

A mudança faz parte do plano da DHS para examinar a atividade de mídias socias dos requerentes de visto e aqueles que desejam entrar no país, após os assassinatos de San Bernardino na Califórnia, em que perfis de mídia social fizeram parte das investigações, juntamente com um iPhone 5C . Os atuais programas piloto do DHS estão sendo mantidos em segredo, pois não querem revelar o processo que usam para tentar identificar ameaças potenciais. Não está claro como o DHS verificaria as informações escritas em um formulário antes de atingir o controle de fronteiras, deixando a possibilidade de falsas informações serem colocadas.

O governo dos EUA aprova cerca de 10 milhões de pedidos de vistos por ano e teve 77,5 milhões de visitantes estrangeiros em 2015. A coleta de contas de mídia social para todos os visitantes poderia produzir uma das maiores bases de dados controladas pelo governo em um curto prazo.

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