06 nov

Trump inicia processo para fim de sorteio de vistos após atentado em Nova York

Notícias Institucionais, Visto Americano, Vistos No Response

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que pedirá imediatamente ao Congresso que acabe com o Programa de Diversidade de Vistos, um sistema que sorteia 50 mil green cards anualmente para diversificar a população de imigrantes no território americano.

Terrorista do Uzbequistão entrou nos EUA através de política para diversificar imigrantes

O republicano toma esta medida logo após um atentado em Nova York, no qual um terrorista do Uzbequistão atropelou ciclistas e pedestres numa ciclovia de Manhattan, matando oito pessoas e ferindo outras 11. O motorista da caminhonete usada, Sayfullo Habibullaevic Saipov, entrou nos Estados Unidos há sete anos através deste mesmo programa, aquecendo a polêmica sobre esta política migratória desde ontem.

— Hoje nós lamentamos o terrível ataque terrorista em Nova York, a poucos quarteirões do local do World Trade Center — disse Trump durante reunião de seu gabinete na Casa Branca. — Estou hoje iniciando o processo para terminar o programa de loteria de diversidade. Vou pedir ao Congresso para iniciar imediatamente os trabalhos para acabar com esse programa.

 

Mais cedo, o presidente criticara pelo seu Twitter o Programa de Diversidade de Vistos. São selecionados muitas vezes solicitantes de visto originários de países com baixos índices de imigração nos cinco anos anteriores. Além disso, criticou o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, por apoiar este sistema, uma pauta democrata aprovada pelo Congresso há mais de 20 anos.

“O terrorista veio ao nosso país através do que é chamado de ‘Programa de Diversidade de Vistos’, uma uma beleza de Chuck Schumer. Eu quero critérios de mérito”, escreveu, antes de intensificar ainda mais as críticas: “‘O Senador Chuck Schumer está ajudando a importar os problemas da Europa’, disse o coronel Tony Shaffer. Vamos parar com esta loucura!”

Os ataques a Schumer também partem da extrema-direita americana, que acusa o democrata de Nova York de, sozinho, ser responsável pela entrada de Saipov nos EUA, onde o terrorista se radicalizou. O líder democrata teve um papel-chave na formulação do sistema de sorteio de visos em 1990, e suas propostas eventualmente se tornaram parte de um pacote mais amplo de políticas migratórias, sancionado pelo então presidente George H.W. Bush.

A comunidade uzbeque nos EUA é pequena, com algumas dezenas de milhares de membros, e, por isso, o Uzbequistão é um dos candidatos prioritários para o programa de sorteios. Em comparação, cerca de 2,4 milhões de imigrantes indianos, 2,7 milhões de chineses e mais de 11 milhões de mexicanos viviam no território americano em 2015.

— Sabe quem foi o apoiador? Chuck Schumer — disse o apresentador de rádio conservador Mark Levin em entrevista à rede Fox News. — O Programa de Diversidade de Vistos deve ser cortado. O propósito da imigração, históricamente, é melhorar e beneficiar os Estados Unidos, e não garantir a diversidade dos estrangeiros que vem a este país ou garantir que determinados países sejam bem representados.

O terrorista uzbeque Sayfullo Habibullaevic Saipov atropelou ciclistas e pedestres numa ciclovia de Manhattan na tarde de terça-feira. Em seguida, saiu da caminhonete que dirigia com duas armas falsas. Foi ferido a tiro por um policial e preso no local. Testemunhas relataram que a caminhonete avançou por até 20 quadras no sentido contrário ao da ciclovia adjacente à West Side Highway, na região de Battery Park (zona sul da ilha), ferindo quem passava no local. De acordo com a polícia, o suspeito gritou ‘Deus é grande’ em árabe na hora do ataque. O veículo aparentemente pertencia a uma loja de produtos residenciais.

Se tiver qualquer dúvida sobre todo o processo de solicitação de Visto Americano, ligue (61) 3041-5599 ou acesse http://online.globalvisa.com.br e tire suas dúvidas.

 Negado]tirar-visto-americano

 


0 Comentário

Escreva uma resposta ou um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mudanças significati… 26 26UTC outubro 26UTC 2017 MUDANÇAS NO VISTO CA… 7 07UTC dezembro 07UTC 2017