23 fev

ISENÇÃO DE VISTO PARA BRASILEIROS NO CANADÁ VAI ATRASAR E PODE SER CANCELADA

Canadá, Vistos No Response

Nova fase do programa inicia no próximo dia 15, mas brasileiros não estarão inclusos neste primeiro momento.

 

 22/02/2016 – Publicado em globalvisa.com.br e Facebook.

 

Desde o primeiro anúncio feito pelo governo canadense em 2015 em relação à isenção de vistos para brasileiros em algumas situações específicas, a Globalvisa vem divulgando em primeira mão novidades relativas a esta mudança, inclusive apontando onde grandes veículos de imprensa estão divulgando informações erradas e como se preparar corretamente para quando este processo esteja operacional.

 

Conforme já havíamos informado, não existe um prazo exato para o início do programa para cidadãos brasileiros, mexicanos, romenos e búlgaros. A obrigatoriedade do eTA para os países participantes do programa inicia em 15 de março mas sem envolver estes países, que fariam parte do programa experimental anunciado pelo ex-presidente Stephen Harper e que ainda demandam ajustes técnicos e homologação por parte do novo presidente Justin Trudeau.

 

Nas fontes oficiais da imigração ainda consta a informação de que o programa deverá ser implementado, mas um comunicado oficial do Consulado Geral do Canadá em São Paulo informando que não tem prazo, que não será no próximo período e orientando as pessoas a não esperarem pela abertura do programa esfria a expectativa de que a implementação se dê no curto prazo e aumentam as especulações de que o programa seria até cancelado para brasileiros.

 

Existem fatores que poderiam justificar um cancelamento da expansão do programa para brasileiros, como a instabilidade política e econômica do país, ou a quantidade crescente de brasileiros com visto negado para o Canadá por não cumprir os requisitos necessários ou tentarem fazer o visto sem a preparação necessária ou o apoio de profissionais qualificados. Ao mesmo tempo, um cancelamento iria contra as recentes decisões políticas do novo presidente Trudeau, que tem se posicionado até então totalmente a favor da ampliação dos programas de imigração.

 

Esta indefinição traz transtornos para quem pretende viajar no próximo período para o Canadá. De acordo com o diretor nacional da Globalvisa, Thiago Ávila, “ainda existem muitas incertezas em relação a este processo. Ele não foi oficialmente cancelado, tampouco tem confirmação oficial de que será implementado (ou data exata para tal). O que nós da Globalvisa podemos recomendar a nossos clientes e cidadãos brasileiros é que não fiquem aguardando uma decisão em relação a este tema e solicitem seu visto canadense normalmente para não ter problemas com a viagem. O visto pode ter a validade de até 10 anos (o dobro do eTA) e pode ser também obtido sem que a pessoa precise sair de casa, utilizando o auxílio de nosso time de especialistas”, afirmou o diretor nacional em workshop com parceiros do segmento de intercâmbio.

 

Como sempre, seguiremos acompanhando e informaremos caso tenha qualquer mudança oficial em relação a este ou qualquer outro procedimento de assessoria internacional.


0 Comentário

Escreva uma resposta ou um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PORTUGAL INAUGURA CON… 23/02/2016 Canadá anuncia futur… 26/02/2016