01 maio

Renovar visto UK: Como fazer e quanto tempo você pode ficar no país

Reino Unido, Vistos No Response

 

Alguns dias atrás eu fui procurado por uma família que estava desesperada. A filha do casal, que estava fazendo High School no exterior, esqueceu de fazer os processos de renovação da estadia no país e encontrava-se agora “indocumentada” (é um termo mais solidário que gostamos de utilizar para tratar de pessoas em situação de ilegalidade). Felizmente, ficamos sabendo do caso a tempo de tomar medidas perante a imigração (restauração de status) e agora a situação dela já está legalizada no país. [Renovar Visto UK]

 

Por Thiago Oliveira, CEO da Globalvisa Assessoria Internacional

 

Neste caso, conseguimos fazer com que desse certo. Mas imaginem o tamanho dos problemas que esta adolescente poderia ter caso fosse abordada pela imigração? Os riscos de prisão e deportação são muito grandes, sem contar que a pessoa costuma ficar maculada pela vida inteira e ter dificuldade para tirar visto para qualquer país. E o motivo de estar relatando isto é justamente evitar que mais pessoas se prejudiquem por não saber os critérios de renovação e o período de permanência autorizada em cada país.

 

Quanto tempo posso ficar no Reino Unido?

A resposta a esta pergunta vai variar de acordo com o tipo de visto e o tipo de programa que você esteja realizando. Muita gente se confunde pelo fato do visto de visitante valer por um longo período, pensando que pode permanecer este tempo todo no país. Não é verdade. Quem vai viajar para o Reino Unido a turismo, negócios ou estudos de curta duração, costuma obter o padrão de permanência máxima autorizada de 6 meses no país em um período de 12 meses. Isto quer dizer que, caso você vá e passe seis meses direto agora, na teoria precisaria aguardar mais seis meses até retornar ao país.

Este critério também se aplica às pessoas cidadãs de países que vão sem visto para o país por conta do acordo bilateral entre Brasil e Reino Unido. É importante lembrar que o Reino Unido não é signatário do Acordo Schengen, portanto, não se aplicam as mesmas regras de duração da maioria dos países europeus (3 meses a cada 6 meses).

Quem vai estudar inglês no Reino Unido por um período de 6 a 11 meses, o tempo máximo de permanência é de 1 mês após o curso, desde que nunca ultrapasse os 11 meses de permanência no país. Já para quem vai a estudar no Reino Unido com o visto Tier 4 , os critérios são bem diferentes. Neste caso, o período de permanência autorizado depende da duração do curso. A escala funciona assim: quem vai estudar por menos de 6 meses no Reino Unido pode permanecer por mais 7 dias no país após o término do curso, quem vai estudar entre 6 a 12 meses ganha um benefício maior de 2 meses após o término do curso e, na melhor opção de todas, quem fará um curso no Reino Unido por mais de 12 meses ganha a possibilidade de permanecer por mais 4 meses após o término do curso!

Imagine poder fazer um mochilão no Reino Unido por 4 meses após seu programa de estudos! Isso é um benefício muito grande do visto britânico em relação a outros vistos, que pouquíssimas pessoas têm conhecimento e acabam deixando de usufruir.

É também importante lembrar que, apesar da imigração trabalhar com estes critérios de permanência, quem define mesmo o período autorizado de sua estadia é o Oficial de Fronteira na entrada do país, podendo, inclusive, recusar sua entrada (como aconteceu recentemente com uma jovem nos Estados Unidos). O importante é sempre seguir o planejamento e ir com orientação de especialistas para não ter surpresas desagradáveis em nenhuma fronteira.

 

E quanto à renovação de visto britânico? Quais os casos que permitem?

Renovar o visto no Reino Unido é algo complexo e muitas categorias sequer possuem permissão para fazê-lo. Quem solicita um Visto de Estudante (Tier 4) pode renovar desde que tenha um novo programa que se aplique ao tipo de visto solicitado e a capacidade de comprovação de renda suficiente e vínculos com o país de origem. A renovação neste caso deve ser solicitada com antecedência e com atenção para não haver nada errado e colocar todo seu planejamento de viagem a perder.

Já quem está no país com o Visto de Visitante ou um Visto de Visitante Estendido não tem esta possibilidade e, caso queiram permanecer no país, precisam solicitar uma mudança de status para outro tipo de visto, que é um processo bem mais complexo que a renovação e que não recomendamos que seja feito (pois macula você perante a imigração como alguém que não cumpre o planejamento combinado previamente com o Consulado na hora de solicitar o visto). Na dúvida, entre sempre em contato com nosso time de especialistas antes de solicitar qualquer visto!

 

Quer tirar o seu visto inglês com facilidade, agilidade e segurança? A Globalvisa é líder em aprovação de vistos para o Reino Unido no Brasil e teremos o maior prazer em atender você!

tirar visto para o Reino Unido


2 Comentários

Escreva uma resposta ou um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 14 =

Dependentes Visto Rei… 1 01UTC maio 01UTC 2016 Documentos Visto Rein… 1 01UTC maio 01UTC 2016