17
mar
Acordo vai isentar brasileiros de visto para entrada nos Emirados Árabes
Notícias Institucionais, Visto Americano, Vistos No Response
Itamaraty assina nesta quinta o acordo, que também isenta cidadãos dos Emirados Árabes de visto para entrar no Brasil. Acordo precisa ser aprovado pelo Congresso
O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, assinou nesta quinta-feira (16 de março) um acordo para isentar brasileiros de visto para os Emirados Árabes Unidos. A medida vale para turistas, pessoas em trânsito e em serviço e será recíproca, ou seja, beneficia tanto brasileiros quanto emiradenses. Pelo acordo, os visitantes poderão permanecer nos países por até 90 dias a cada ano.
A iniciativa, porém, não terá efeito imediato, pois ainda precisa ser enviada ao Congresso Nacional brasileiro e aprovada pelos parlamentares.
Visita de xeique nesta quinta
A assinatura da isenção de vistos se dará na visita oficial do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, xeique Abdullah bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, a Brasília.
Ele será recebido pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. Por não se tratar de uma visita de Estado, o xeique não passará em revista às tropas nem subirá a rampa do Planalto.
Mais cedo, Al Nahyan se reunirá e almoçará com Aloysio Nunes no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. No local é que acontecerá a assinatura de atos, incluindo a da isenção de vistos. Segundo o governo, Al Nahyan e Aloysio conversarão ainda sobre comércio, investimentos e cooperação técnica.
Pela manhã, o xeique se encontrará com o ministro Raul Jungmann (Defesa) e o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Compromissos em São Paulo
A agenda de compromissos do xeique no Brasil não se limitará a Brasília. Em 21 de março ele viaja para São Paulo, onde inaugurará a nova sede do Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos. Al Nahyan também se reunirá com o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Junior (PSDB).
Em fevereiro deste ano, Doria viajou a Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, para tentar atrair investimentos às privatizações e concessões que pretende promover em São Paulo.
Entre os equipamentos públicos que devem ser negociados estão o Autódromo de Interlagos, Complexo do Anhembi, Estádio do Pacaembu, Parque do Ibirapuera e o Mercado Municipal. Doria ainda prevê mudanças na administração de terminais de ônibus, do Bilhete Único, da iluminação pública e até do Serviço Funerário.
Comércio entre os países
Os Emirados Árabes são considerados importantes investidores internacionais por meio dos fundos soberanos e têm aplicados no Brasil cerca de US$ 5 bilhões, segundo o Itamaraty.
O intercâmbio comercial entre os dois países cresceu 785% entre 200 e 2016, atingindo US$ 2,6 bilhões no ano passado, informou o ministério. Junto à Arábia Saudita, os Emirados Árabes são os maiores importadores de produtos brasileiros no Oriente Médio.
Além da grande capacidade de investimentos, os Emirados Árabes também servem como entreposto comercial e “porta de entrada” para empresas brasileiras nas nações do Golfo Pérsico e no Oriente Médio. O governo estima que mais de 30 empresas do Brasil tenham um escritório no país, além da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), vinculada ao Itamaraty.
Quer tirar seu visto de forma fácil, rápida e segura? Entre em contato com o time de especialistas da Globalvisa que teremos o maior prazer em auxiliar você! Nossa empresa foi eleita a Melhor da América Latina pelo Latin American Quality Institute em 2016 e temos em nosso quadro de especialistas equipe com carreira em Embaixadas e Consulados.
Fonte: G1
0 Comentário