IMIGRAÇÃO ILEGAL NOS EUA: Trump e a política de tolerância zero
A política de tolerância zero à imigração ilegal de Trump tem causado revolta ao redor do mundo.
Imagens divulgadas recentemente mostram crianças chorando e implorando pelos pais que são separados delas ao serem pegos em situação de imigração ilegal.
Segundo a política de imigração criada pelo Presidente Trump em abril, os imigrantes em situação ilegal que chegam ao país são processados criminalmente ao invés de serem levados a um juiz de imigração. Nesse processo as crianças que os acompanham são obrigadas e se separar pois não podem residir em prisões federais e acabam ficando sozinhas em abrigos.
Segundo dados do Jornal Nacional, dois terços dos americanos considera inaceitável separar as crianças de seus pais.
Mesmo tendo autonomia para suspender a separação das crianças, o presidente Trump se mantinha firme na política de tolerância zero. O objetivo era usar isso como moeda de troca para forçar o congresso americano a aprovar uma lei ainda mais severa de imigração, além do investimento de bilhões de reais em muros e fronteiras.
MUDANÇAS EMERGENCIAIS
O quadro mudou nessa segunda-feira, 25/06, quando o chefe de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, Kevin McAleenan, informou que os imigrantes pegos em situação ilegal não serão mais entregues à justiça para responder o processo penal. Exceção a isso serão apenas os casos de imigrantes com antecedentes penais ou com suspeitas de maus tratos e abandonos.
A mudança ocorreu devido a falta de recursos do governo para lidar com a situação de forma adequada.
A resolução será mantida até que haja uma maneira de abrigar os adultos sem ter de separá-los das crianças.
O Pentágono está preparando bases militares para acolherem as famílias que chegam ao país, mas um novo desafio está vindo. Crianças e adolescentes não podem permanecer em centros de detenção por mais de 20 dias.
A situação continua bastante conturbada e as autoridades tem procurados maneiras de resolver o caso de maneira mais definitiva.
Por hora a prioridade nos julgamentos será dos réus acompanhados por menores.
Para mais informações e notícias acompanhe nosso BLOG GLOBALVISA
Evite problemas na imigração, a Globalvisa te dá total assessoria nos vistos americanos e para vários outros países.
0 Comentário