Documentos Visto Americano: conheça os documentos e o formulário oficial
Visto Americano, Vistos No Response
Diariamente na Globalvisa recebemos relatos de pessoas que tentaram fazer seus vistos sozinhas e tiveram o pedido de visto americano recusado. Os três maiores motivos de negação de visto são as respostas na entrevista, os documentos apresentados e os formulários preenchidos de forma incorreta. Isto porque a maioria das pessoas não conhece exatamente os documentos e os critérios necessários e aplicam para o visto sem o devido cuidado, sem saber que os Consulados e Embaixadas utilizam estas formas para avaliar sua situação de vínculo com o país, renda suficiente e histórico. [documentos visto americano, formulário visto americano]
Formulário oficial para o visto americano
Em uma solicitação comum de visto para os Estados Unidos é utilizado um único formulário principal (DS-160), que deve ser preenchido totalmente em inglês e com muito cuidado, pois informações erradas podem causar uma negação de visto e até problemas maiores com as autoridades de imigração. Por via das dúvidas, nosso time de especialistas sempre preenche os formulários de nossos clientes, cabendo a eles preencher apenas o questionário simplificado em nosso sistema.
Cada tipo de visto utiliza uma variação deste formulário principal online. É importante ter atenção, pois utilizar o formulário errado implicará na não-aceitação do pedido pelo Consulado ou até na negação do visto.
Documentos para tirar visto americano
Segundo o CEO da Globalvisa, Thiago Oliveira, “os documentos utilizados em uma solicitação de visto envolvem três critérios mais importantes: documentos de viagem, documentos de renda e documentos de vínculo. A maior parte dos documentos se enquadrarão em uma dessas categorias (que são as mais relevantes numa avaliação consular)”.
Os documentos de renda envolvem desde comprovantes de renda disponível (extratos bancários), até o comprovante de acesso à renda (contra-cheques, pro-labores ou decores) até a comprovação da estrutura financeira completa (que é demonstrada através do Imposto de Renda). Para quem não possui renda suficiente em nome próprio, é possível utilizar o suporte financeiro de seus pais (nosso time de especialistas pode ajudar você a fazer isso).
A quantidade de renda disponível a ser comprovada para a solicitação da maioria dos vistos americanos, apesar de envolver o poder de avaliação subjetiva do oficial consular, costuma ser de 1000 dólares por mês de viagem. É muito importante calcular corretamente a renda apresentada para ter maior segurança no momento do visto.
Já o vínculo com o país de origem pode ser de três formas: empregatício/financeiro, educacional ou familiar. Também é importante apresentar os documentos exatos que comprovem cada uma destas situações.
Em relação aos documentos de viagem, principalmente para quem vai para os EUA a turismo, negócios ou estudos recreativos, o mais importante é o passaporte com validade mínima de 6 meses. Não é necessário comprovar passagem comprada, principalmente pelo fato de que o Consulado ou Embaixada não se responsabilizam por despesas que você tenha antes do visto aprovado, embora valha a pena apresentar uma reserva com o indicativo de seu planejamento de viagem. Para quem vai a estudar nos Estados Unidos, ou fazer algum programa de intercâmbio, é fundamental a apresentação do documento oficial I-20 ou DS-2019 emitido pela instituição de Ensino e pela imigração americana.
Em alguns casos de isenção de entrevista para vistos de visitante, não é necessário apresentar nenhum destes documentos. Existem também outros documentos importantes na sua solicitação de visto. Confira a lista completa da documentação em nossa exclusiva plataforma online e solicite seu visto com o acompanhamento da empresa líder em aprovação no Brasil.
0 Comentário