27 fev

CARNAVAL PELO MUNDO

Sem categoria No Response

O carnaval tá chegando e não dá mais pra pensar em outro assunto!

Mas, apesar de nós termos o mais famoso, as festas de carnaval são celebrações religiosas muito populares por todo o mundo, mesmo mudando um pouco o perfil de cada uma. Fizemos uma seleção de 10 carnavais ao redor do planeta para marcarmos na nossa “wish list” de viagem, já que já passamos muitos no Brasil, né? 

1. Veneza – Itália

Ao contrário da pegação que estamos acostumados a ver por aqui, o carnaval de Veneza é considerado o mais romântico do mundo. Fantasias super elaboradas lembrando as épocas renascentistas e máscaras de gesso tomam as ruas e canais da linda cidade italiana, com shows de acrobacias e danças ao ar livre pra completar o espetáculo.

VENEZA2

VENEZA

2. Barranquilla – Colômbia

Em tamanho, o carnaval de Barranquilla só perde para o Rio, porém, como também acontece na América do Sul na mesma época, acaba perdendo muito turismo para o carnaval carioca! Pelo clima e pelo povo latino acaba sendo parecida com a nossa festa, com a diferença que a música é principalmente cumbias, reggaeton e salsa e não o samba e axé que escutamos por aqui! Quem quer fugir do Brasil no próximo carnaval, mas não quer ficar longe de festa, calor e praia pode se mandar pra Colômbia!

_CK16552-1

barranquilla2

3. Mardi Gras – New Orleans – EUA

Também conhecido como “carnaval americano” o Mardi Gras de New Orleans é um dos carnavais mais famosos do mundo e considerada a maior festa de rua dos Estados Unidos, acontece no mesmo período do nosso, mesmo sendo inverno nos EUA. Também envolve carros alegóricos, fantasias – principalmente mascaras de gesso – e muita música, além de colares de plástico atirados para a multidão: é que a tradição mais popular desse festival são os chamados “beads” colares coloridos que as pessoas usam o máximo que conseguirem carregar no pescoço – muita gente acaba usando os colares para cantadas, trocas de beijos ou até mostram alguma parte do corpo para ganhar mais e maiores colares.

New Orleans Celebrates Mardi Gras

mardigras1

4. Trinidad e Tobago

Esse pequeno país – uma ilha no meio do Caribe, bem próxima da Venezuela – possui praias paradisíacas e um carnaval muito famoso e animado. Sua capital Port of Spain se transforma em um grande desfile de danças – o Calypso, música tradicional do país – carros alegóricos e muita sensualidade tão comum das praias caribenhas. É um carnaval com muita influência africana, já que inicialmente era uma festa da massa, embora hoje já esteja bem popularizada e toda a cidade festeja junto.

trinidad and tobago

carnival_trinidad_and_tobago_680_editorial_use

5. Oruro – Bolívia

Mais um carnaval sul-americano na lista, porém, diferente do que estamos acostumados, o carnaval de Oruro, na Bolívia é uma festa que ainda conta com muitos rituais religiosos. Originalmente celebrado pelos indígenas, com danças de invocação a Pacha Mama (mãe natureza), mais tarde foi modificado para incorporar rituais cristãos. Conta com músicas e danças típicas e uma peregrinação até uma igreja, onde a festa termina.

bolivia_tourism_oruro_carnaval

oruro

6. Quebec – Canada

Mesmo com o inverno rigoroso e com muita neve, os canadenses fazem uma grande e agitada festa nas ruas da cidade normalmente no começo de fevereiro – sempre um pouco antes do resto do mundo. O festival conta com muitos eventos ao ar livre como patinação no gelo, esculturas em neve e corridas com trenós puxados por cães, mas também com desfiles noturnos, shows de luzes, músicas e bailes de mascaras.

quebec

Quebec-Winter-Carnival-Activities-2

7. Goa – India

Goa é um pequeno estado na costa oeste indiana que foi colonizado por portugueses e, por isso, é o único local do país asiático que possui uma celebração de carnaval (e SIM, algumas pessoas falam português na Índia!!). São 3 dias de celebração após a coroação de um Rei Momo, o fato mais importante do festival de Goa. Os famosos pós coloridos utilizados no festival das cores Holi também aparecem no carnaval, além de muitas alegorias coloridas e fantasias.

goaindia

Goa-carnival

8. Nothing Hill Carnival – Londres, Inglaterra

Esse é pra quem quer ter mais de um carnaval por ano, pois é comemorado em Agosto, durante 2 dias, no verão do hemisfério norte. É a maior celebração de rua da Inglaterra, mas mesmo assim é ainda pequena perto dos grandes carnavais mundiais. Começou através da comunidade caribenha que residia em Londres – principalmente de Trinidad e Tobago – e hoje já virou tradicional, quando milhões de pessoas dançam e cantam pelas ruas do oeste de Londres.

nottinghill

Batala-Notting-Hill-Carnival

9. Cologne – Alemanha

Chamado de Koln Karneval, o carnaval de Cologne, importante cidade a oeste do país, reúne pessoas de todas as idades, que tomam as ruas para beber, dançar e cantar durante 6 dias e noites. O que torna o carnaval dessa cidade mais popular que os demais são seus desfiles com alegorias engraçadas e muitas vezes até ousadas que satirizam políticos conhecidos e importantes.

cologne

cologne2

10. Tenerife – Ilhas Canárias – Espanha

Embora localizadas mais próximas da África do que da Europa, as Ilhas Canárias pertencem à Espanha e sua maior ilha é Tenerife. É a maior festa de carnaval da Espanha e as celebrações podem durar até 1 mês pelas ruas da capital do estado, Santa Cruz. Como na maioria dos carnavais existem desfiles, danças, pessoas fantasiadas e muita música. A peculiaridade desse carnaval é que no último dia existe um ritual de queima de uma alegoria de sardinha gigante feita em papel machê (!?). Todos os anos há um tema e todos os desfiles seguem o mesmo.

tenerife

CARNAVAL

 

FONTE: SITE ATLÂNTIDA 

 

Para mais notícias fique ligado no nosso BLOG GLOBALVISA!


0 Comentário

Escreva uma resposta ou um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 11 =

Por problemas de docu… 25 25UTC fevereiro 25UTC 2019 Visa Work and Holiday… 2 02UTC março 02UTC 2019