É possível levar dependentes familiares com visto canadense?
A possibilidade de levar dependentes junto com o solicitante de visto é algo que gera bastante ruído de comunicação e causa muitos transtornos a quem precisa se programar para viajar com sua família para o exterior. Saber quais vistos permitem dependentes, saber as condições e direitos destes dependentes no país e saber que tipo de parentes se enquadram como dependentes são os principais problemas para quem se encontra nessa situação. Segundo o CEO da Globalvisa, Thiago Oliveira, “saber quem pode, e quais são os direitos e deveres de um dependente no país significam a diferença entre uma estadia tranquila e legal para uma viagem frustrante e na ilegalidade com a legislação de imigração do país”.
O Canadá é um dos destinos mais procurados por brasileiros não por acaso. É um dos países desenvolvidos que tem a política mais aberta em relação a dependentes. Quem solicita um visto de estudo para cursos do tipo Co-op (trabalho no Canadá), graduação ou outros cursos superiores e de pós-graduação podem levar seus dependentes para o país. O mesmo se aplica aos vistos de trabalho, que permitem que dependentes se juntem a você no país.
Já para quem vai a turismo, negócios ou estudos (que não os tipos mencionados acima), infelizmente, não terão a possibilidade de levar dependentes através de seu visto. Cada pessoa deverá solicitar um visto individualmente. O mesmo se aplica às pessoas que são cidadãs de países isentos de visto de visitante temporário e utilizam uma autorização eletrônica de viagem (cujo nome técnico é eTA).
Quem pode ser meu dependente?
No Canadá, são considerados dependentes os cônjuges casados ou que possuem união estável comprovada e filhos de até 18 anos que não possuem cônjuges, ou que consigam comprovar, mesmo mais velhos, que dependem de apoio financeiro desde a infância por conta de uma condição física ou mental. Pessoas que se enquadrem nessa situação podem solicitar o visto de dependente para o Canadá.
O que um dependente pode fazer no país?
Nos casos em que a pessoa se enquadra como dependente no Canadá, os direitos variam de acordo com a idade. Os filhos a partir de 5 anos solicitam um visto de estudo aberto , que permite estudar livremente durante a estadia. Bebês até 4 anos solicitam um visto de residente temporário – TRV, pois não estão ainda em idade escolar.
No caso dos cônjuges, caso o requerente principal vá realizar cursos no Canadá em universidades públicas a partir do Ensino Superior (Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, etc) ou em instituições privadas de mesmo nível que recebam pelo menos 50% de seu orçamento do governo ou seja autorizada pela província onde está localizada, é possível solicitar uma Permissão de Trabalho Aberta (Open Work Permit), com a possibilidade de trabalhar no Canadá por 20 horas semanais durante o período letivo e tempo integral durante os recessos.
Conhecer quem pode ir como dependente, quais os casos e quais os direitos destes dependentes no país fazem toda a diferença para seu planejamento de viagem!
Quer tirar o seu visto com facilidade, agilidade e segurança? A Globalvisa é líder nacional em aprovação de vistos canadenses no Brasil. Entre em contato com nossa equipe, pois teremos o maior prazer em atender você!
1 Comentário