Como renovar um visto canadense? Quanto tempo você pode ficar no país?
Por Thiago Oliveira, CEO da Globalvisa Assessoria Internacional
Alguns dias atrás eu fui procurado por uma família que estava desesperada. A filha do casal, que estava fazendo High School no exterior, esqueceu de fazer os processos de renovação da estadia no país e encontrava-se agora “indocumentada” (é uma forma mais solidária de tratar pessoas em situação de ilegalidade). Felizmente, ficamos sabendo do caso a tempo de tomar medidas perante a imigração (restauração de status) e agora a situação dela já está legalizada no país.
Neste caso, conseguimos fazer com que desse certo. Mas imaginem o tamanho dos problemas que esta adolescente poderia ter caso fosse abordada pela imigração? Os riscos de prisão e deportação são muito grandes, sem contar que a pessoa costuma ficar maculada pela vida inteira e ter dificuldade para tirar visto para qualquer país. E o motivo de estar relatando isto é justamente evitar que mais pessoas se prejudiquem por não saber os critérios de renovação e o período de permanência autorizada em cada país.
Quanto tempo posso ficar no Canadá?
A resposta a esta pergunta vai variar de acordo com o tipo de visto e o tipo de programa que você esteja realizando. Muita gente se confunde pelo fato do visto de visitante temporário valer por 10 anos, pensando que pode permanecer este tempo todo no país. Não é verdade. Quem vai viajar para o Canadá a turismo, negócios ou estudos não acadêmicos por até seis meses (e solicita este visto de residente temporário – TRV), costuma obter o padrão de permanência máxima autorizada de 6 meses no país em um período de 12 meses. Isto quer dizer que, caso você vá e passe seis meses direto agora, na teoria precisaria aguardar mais seis meses até retornar ao país. Este critério também se aplica às pessoas cidadãs de países que solicitam a autorização de viagem (eTA) para ir ao Canadá (lembrando novamente que cidadãos brasileiros NÃO fazem parte desta categoria e que brasileiro precisa de visto para o Canadá).
Já para quem vai a estudar ou trabalhar no Canadá, os critérios são bem diferentes. Nestes casos, o período de permanência autorizado consta no documento emitido junto com o visto de estudante (Permissão de Estudos – Study Permit) ou de trabalho (Permissão de Trabalho – Work Permit). Este período de permanência nestes casos muitas vezes não vai coincidir com o prazo de validade do visto, então é importante ter atenção.
É também importante lembrar que, apesar da imigração trabalhar com estes critérios de permanência, quem define mesmo o período autorizado de sua estadia é o Oficial de Fronteira na entrada do país, podendo, inclusive, recusar sua entrada. O importante é sempre seguir o planejamento e ir com orientação de especialistas para não ter surpresas desagradáveis em nenhuma fronteira.
E quanto à renovação de visto candense? Quais os casos que permitem?
Renovar o visto no Canadá não é algo muito complicado, apesar de que algumas categorias não possuem permissão para fazê-lo. Quem solicita uma Permissão de Estudos – Study Permit ou uma Permissão de Trabalho – Work Permit pode renovar desde que tenha um novo programa que se aplique ao tipo de visto solicitado e a capacidade de comprovação de renda suficiente e vínculos com o país de origem. A renovação neste caso é simples mas deve ser solicitada com antecedência e com atenção para não haver nada errado e colocar todo seu planejamento de viagem a perder.
Já quem está no país com o visto de residente temporário – TRV ou com uma autorização de viagem (eTA) não tem esta possibilidade e, caso queiram permanecer no país, precisam solicitar uma mudança de status para outro tipo de visto, que é um processo bem mais complexo que a renovação e que não recomendamos que seja feito (pois macula você perante a imigração como alguém que não cumpre o planejamento combinado previamente com o Consulado na hora de solicitar o visto). Na dúvida, entre sempre em contato com nosso time de especialistas antes de solicitar qualquer visto!
24 24UTC setembro 24UTC 2016 at 22:43
Tenho visto canadense so que desejo de viajar numa data que meu passaporte e visto terá tempo menor de 6meses .devo tirar outro passaporte e outro visto?ou si o passaporte?desde já agradeço vossa atenção
28 28UTC setembro 28UTC 2016 at 20:49
Boa tarde, Sr. Osiel.
Embora não seja obrigatório, vale muito a pena atualizar seus documentos antes de viajar.
Seria possível entrar em contato com uma de nossas unidades ou informar telefone e e-mail para que nosso time de especialistas entre em contato com o senhor?
Tenha um excelente dia!
24 24UTC outubro 24UTC 2016 at 03:28
Tenho um visto de turismo Canadense que venceu em julho. Voltarei ao Canadá em Dezembro, então fiz novo passaporte, preciso solicitar renovação de meu visto, há algum formulário específico para esse tipo de solicitação ou simplesmente solicitação pra visto de turismo? Também estarei casada em duas semanas, meu noivo é canadense, eu deveria mencionar isso durante o processo do visto de turismo?(ainda não nos inscreveremos para cidadania etc, pois leva muito tempo e iremos em dezembro, iniciaremos o processo apenas após nosso retorno).
Agradeço muito se puderem responder as perguntas!
Obrigada!
25 25UTC outubro 25UTC 2016 at 20:24
Boa tarde, Lorena.
Será um prazer auxiliá-la. Será melhor entrarmos em contato para conversamo sobre o seu caso. Poderia me informar a sua cidade? Assim encaminho para unidade responsável por sua região.
Tenha um excelente dia!