Validade visto australiano: Qual a validade e o prazo para tirar visto para a Austrália?
Com alguma frequência recebemos na Globalvisa clientes que querem tirar o visto mas não sabem qual é a validade que ele terá, ou quanto tempo leva para sua emissão. E o que explicamos aos clientes é que não tem problema nenhum não conhecer estes detalhes, pois a ideia da assessoria qualificada prestada por nosso time de especialistas é justamente auxiliar as pessoas a tirarem seus vistos de forma fácil, rápida e segura. (Validade visto australiano)
Antes de pensar na validade de um visto, ou quanto tempo leva para obtê-lo, a primeira coisa a saber é: o que é um visto exatamente? Muita gente se confunde nesta questão e trata o visto como uma permissão de entrar no país e permanecer lá. Isto não é verdade. Quase a totalidade dos países que pedem visto prévio também possuem outros requisitos de entrada e podem impedir a entrada de alguém na fronteira, mesmo ela portando um visto válido.
Na Globalvisa, trabalhamos com a definição de visto como uma permissão de ida à fronteira do país, com a expectativa de direito de admissão na entrada. Ou seja, com o visto você chega lá, mas ainda precisa ser admitido na entrada pelos oficiais de fronteira (embora apenas uma pequena fração das pessoas que tem visto sejam barradas em fronteiras de países que já fazem uma avaliação prévia).
Validade do visto
Em relação ao prazo de validade do visto australiano, vai variar de acordo com o tipo de visto emitido. Vistos de estudo ou trabalho são emitidos normalmente para o tempo exato do programa a ser realizado, normalmente já considerando um período a mais ao final para turismo (chamado de Grace Period). Já o visto de visitante (subclasse 600) que é utilizado para turismo, negócios e estudos por até 90 dias, costuma ter a validade de 1 ano. Para aquelas pessoas possuem nacionalidades de países participantes do programa de isenção de vistos (lembrando que cidadãos brasileiros NÃO fazem parte desta categoria e que brasileiro precisa de visto para a Austrália), a autorização eletrônica de viagem utilizada nestes casos (cujo nome técnico é eTA) possui uma validade de 1 ano para ir ao país.
Quanto tempo leva para emitir um visto?
O prazo de emissão é sempre algo que causa dificuldades a quem quer viajar para qualquer país. Diariamente recebemos uma grande quantidade de pessoas por todo o país que nos pedem ajuda contando que “minha viagem é semana que vem e meu visto não saiu”. E realmente, calcular bem o prazo de uma solicitação de visto é fundamental para o sucesso de sua viagem, por isto nosso time de especialistas na Globalvisa dá toda a atenção ao cronograma de segurança no início da solicitação de visto.
O que causa a dificuldade ao calcular o prazo que leva para emitir um visto é o fato de Consulados e Embaixadas raramente cumprirem com os prazos que eles divulgam oficialmente. Ou seja, uma coisa é o prazo divulgado oficialmente (que chamamos de “prazo institucional”) e outra coisa é o que eles acabam conseguindo cumprir (que chamamos de “prazo real”). A diferença entre ambos se torna ainda maior em períodos de alta temporada ou em épocas em que a economia do país vai mal, fazendo com que muita gente queira ir para fora (como estamos vivendo neste momento).
No caso do visto australiano de visitante, o prazo institucional, divulgado pela Embaixada para emissão, é de 10 dias úteis a turismo e 5 dias úteis a negócios. E a imigração se esforça para manter este prazo, mas nem sempre consegue. No visto de estudante, após as mudanças, o prazo utilizado é de um mês. Para cidadãos de países que estão no programa de isenção de vistos para a Austrália, pode-se obter uma autorização eletrônica (eTA) em até 48 horas.
Como fazer uma solicitação de visto mais rápido
Apesar dos prazos (institucionais e reais) se aplicarem à maioria das solicitações, existem muitos casos que acabam levando mais tempo por conta de pendências, atrasos em checagem de dúvidas e outras questões incompletas na solicitação de visto.
Para evitar isso, e garantir que o processo de visto seja avaliado sempre da melhor forma, a Globalvisa sempre faz uma auditoria qualificada da sua documentação para garantir que nada esteja faltando e, no momento de protocolar na imigração, organiza sua documentação exatamente na ordem que a imigração gosta de receber os documentos. Isto torna mais fácil o processo de avaliação e até faz com que o oficial consular valorize a preparação prévia da pessoa com a solicitação. Além disso, todos os nossos clientes possuem um cronograma de segurança criado caso-a-caso para garantir que tenhamos a maior chance possível de cumprir todo o planejamento de viagem!
Quer tirar o seu visto com facilidade, agilidade e segurança? A Globalvisa é líder em aprovação de vistos australianos no Brasil, e tem sua matriz localizada justamente em Brasília, onde fica a Embaixada australiana. Entre em contato com nossa equipe, pois teremos o maior prazer em atender você!
3 Comentários